Fones

Sangramento das gengivas

Postado no dia 14.11.2012 por Odontocape  //   Categoria Geral, Destaques  //  Sem Comentário

Ao tratar as doenças das gengivas, uma pessoa pode evitar  uma série de doenças em outras partes do corpo.

Nem só de dentes bonitos vive uma boca saudável. É preciso tomar cuidado com o tecido que ajuda a sustentá-los: as gengivas

Muitas pessoas costumam ter sangramento nas gengivas, quando escovam os dentes ou passam o fio dental e acham normal.

Atenção: ao contrário do que muita gente imagina,  isso não é normal, nem inofensivo.  Indica que  o tecido da mucosa bucal está inflamado e é o primeiro estágio de um processo infeccioso que pode resultar no estágio final da doença periodontal  ( de gengiva): a perda do dente.

Quando nada é feito, ou seja, o paciente não procura o consultório do dentista, a infecção vai se espalhando e comprometendo as estruturas que  sus-tentam os dentes e, em casos mais graves, os dentes ficam frouxos e, a pessoa acaba perdendo o dente.

Para se ter uma ideia da incidência  do problema, uma pesquisa publicada pelo National Institute for Health dos USA revelou que metade dos americanos com mais de 30 anos apresenta sangramento das gengivas.

As doenças que afetam as gengivas são chamadas de doenças periodontais – do grego Peri, em torno de,  e odonto,  relativo aos dentes. O  primeiro estágio da doença é  a GENGIVITE e,  no estágio mais  avançado surge a PERIODONTITE.

Características das doenças de gengivas:

• A gengiva sangra facilmente, durante o uso do fio dental ou da escova;
  • Gengiva apresenta-se vermelha e inchada;
  • Em casos mais graves: sangramento espontâneo da gengiva; secreção de pus; deslocamento dos dentes e a perda total do mesmo.

ODONTOCAPE – Nossa especialidade é criar sorrisos

Unidade Graças – (81) 3301.7830